A Comissão Europeia revelou esta segunda-feira que o sentimento económico acelerou, em outubro, para os 114 pontos na Zona Euro e os 114,2 na União Europeia
Na Zona Euro, o sentimento económico atingiu os níveis mais altos desde janeiro de 2001, enquanto que na União Europeia (UE) é preciso recuar a junho de 2007.
Na Zona Euro, o sentimento económico cresceu em outubro 0,9 pontos face a setembro (para os 114) e 1,1 pontos na União Europeia (UE) (para os 114,2).
De acordo com dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, nos 19 países da moeda única, a subida do indicador resultou na melhoria da confiança nos setores da indústria, retalho e construção e ainda, em menor grau, no dos serviços. Só a confiança dos consumidores se manteve estável.
Considerando as cinco maiores economias da Zona Euro, o sentimento económico cresceu marcadamente na Alemanha, (2,1 pontos) e, com menor intensidade, em Itália (1,0), tendo-se mantido praticamente estável em Espanha (0,3) e na Holanda (0,9) e registou uma descida em França (-1,6).
Na UE, a subida mais otimista deve-se a melhorias do sentimento económico na maior economia fora da zona euro, a do Reino Unido (1,5 pontos), tendo-se mantido estável na da Polónia (0,0 pontos).