Ciência e tecnologia

Nokia 2, um smartphone com uma bateria enorme, por 100 euros

YouTube

Nem tudo é perfeito neste telemóvel, mas há características muito aliciantes para o valor pedido por ele.

Vai fazer um ano a Nokia regressou das cinzas. A também finlandesa HMD comprou a marca que em tempos foi sinónimo de telemóveis de qualidade e resistentes, e agora quer obter mais-valias dessa associação.

Pretende-se que o nome Nokia consiga atrair clientes para uma empresa que, de outra forma, iria ter muitas dificuldades em implantar-se no mercado.

Na terça-feira, a HMD apresentou mais um equipamento, que tem esse objetivo. E visto de vários prismas, o Nokia 2 tem muito para que a aposta corra bem.

Primeiro, tem bom aspeto e o corpo é em metal. Depois, tem uma bateria gigantesca: 4.100 mAh. Em termos de autonomia fica bem acima dos topo de gama atuais. Destaque ainda para o sistema operativo. É o Android 7, em estado puro e vem até com o Google Assistant. A assistente pessoal/inteligência artificial com selo da Google.

Por fim, o custo: 100 euros, diz a Nokia.

Claro que para um preço destes há cedências. O processador é de há dois anos, o ecrã de cinco polegadas fica perto, mas não chega à alta resolução, a câmara principal é de 8MP, a das selfies é de 5 e o espaço interno fica-se por uns magros 8GB que podem, contudo, ser alargados para 128, através de um cartão microSD.

Este Nokia 2 vai estar à venda ainda este mês, mas apenas em alguns países. Não se sabe se Portugal está na lista, mas por 100 euros talvez valha a pena esperar.