Segurança

CDS-PP quer ouvir antigo e atual comandantes da Proteção Civil no parlamento

Filipe Amorim/Global Imagens

Centristas querem ouvir Joaquim Leitão sobre os erros divulgados no relatório da Comissão Técnica Independente e Mourato Nunes sobre os "planos" do novo presidente da Proteção Civil.

O CDS-PP vai requerer audições com o antigo e o atual comandantes nacionais da Proteção Civil na comissão de Assuntos Constitucionais, anunciou o deputado Telmo Correia.

Os centristas pedem a presença do antigo responsável da Proteção Civil, Joaquim Leitão, sublinhando que o relatório da Comissão Técnica Independente deu conta de "falhas e de falta de meios".

Quanto à audição de Mourato Nunes, o grupo parlamentar do CDS-PP considera que pode servir para "perceber quais os planos deste novo responsável, o que pretende mudar ou fazer de forma diferente, ou se considera os meios existentes suficientes e de que meios eventualmente necessita", lê-se no requerimento entregue na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A audição deverá realizar-se após o período de discussão do Orçamento do Estado para 2018 na especialidade.

O Ministério da Administração Interna indigitou o antigo comandante geral da GNR, Carlos Manuel Mourato Nunes, para presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência da demissão, em meados de outubro, de Joaquim Leitão, que presidia à estrutura.