Azeredo Lopes disse que Jens Stoltenberg ficou contente porque as instituições funcionaram e o material foi recuperado.
O ministro da Defesa já conversou com o secretário-geral da Nato sobre a recuperação do material roubado em Tancos. Azeredo Lopes disse que Jens Stoltenberg lhe manifestou o "contentamento" perante o resultado.
"Ainda há pouco, no fim da reunião, o secretário-geral veio falar comigo e, especificamente, dizer do contentamento dele por algo que não é muito comum que é justamente, perante um roubo, ou um furto grave de material militar ter sido possível recuperá-lo", disse o ministro, acrescentando que Stoltenberg se referiu ao papel das autoridades portuguesas na recuperação do material.
"É esse aspeto que ele, sobretudo, destaca. Que as instituições funcionaram e que foi restabelecida a segurança, apesar de tudo, que nós fizemos para que não houvesse consequências que pudessem resultar desse furto", afirmou.
"É sempre importante verificar que desse ponto de vista, foi restabelecida a dimensão de segurança, que é sempre posta em causa, evidentemente, qualquer que seja o furto de material militar", considerou Azeredo Lopes.
O ministro disse ainda que o tema foi exclusivamente tratado com o secretário-geral e não chegou a ser abordado com os ministros da Defesa de outros países da NATO. "Porque, por estranho que possa parecer, este não é um tópico dominante, ao contrário do impacto mediático que a questão tem em Portugal, não é com certeza um tópico que esteja na agenda principal".