Cultura

Emília das Neves, a primeira diva do teatro português

DR

Era conhecida como "a Linda Emília". Os palcos do teatro receberam-na durante quatro décadas e até Antero de Quental lhe dedicou um poema. Acaba de chegar às bancas um livro sobre a sua vida.

O mais recente volume da coleção "Biografias do Teatro Português" é dedicado a Emília das Neves. A grande atriz dramática do século XIX é considerada a primeira diva do teatro em Portugal.

Com raízes açorianas, em Angra do Heroísmo, "a Linda Emília", como era conhecida, teve uma carreira de quatro décadas.

Antero de Quental dedicou-lhe um poema, Machado Assis traçou-lhe largos elogios quando a viu representar no Rio, Agustina Bessa Luís retratou-a no romance "A Corte do Norte".

A história de Emília das Neves é contada no quarto volume da coleção "Biografias do Teatro Português", de Ana Isabel Vasconcelos, editado pelo Teatro Nacional D. Maria II, Teatro de São João e Imprensa Nacional da Casa da Moeda.

Maria João Brilhante é coordenadora científica desta coleção. A professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa esteve na Manhã TSF para recordar esta figura maior do teatro português.

"Emília das Neves" é o quarto volume de "Biografias do Teatro Português". A coleção inclui ainda "Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro", "Alfredo Cortez" e "António Pedro".