Sociedade

MP já recebeu 48 notificações de casos relativos ao jogo Baleia Azul

Eduard Korniyenko/Reuters

As notificações partiram da Comissão Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens que, desde abril, está obrigada a comunicar todos os casos suspeitos ao DCIAP.

O Ministério Público (MP) recebeu este ano 48 notificações de casos relativos ao polémico jogo Baleia Azul. Numa resposta enviada à TSF, a Comissão Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens explica que oito desses casos foram considerados de risco.

Depois desta comunicação, não se sabe o que aconteceu às participações. A TSF pediu esclarecimentos, nas últimas duas semanas, à Polícia Judiciária (PJ) e ao Ministério Público (MP).

A PJ remeteu todos os esclarecimentos para a Procuradoria-Geral da Republica (PGR) que, por sua vez, não quis acrescentar nenhum dado ou explicação ao desenvolvimento destas investigações.

A maior parte dos casos, 45, foi registada no primeiro semestre deste ano. Desde julho e até ao final da semana passada, só foram acrescentados três casos.

O desafio Baleia Azul esteve no centro das notícias em abril e maio deste ano, quando foram conhecidos alguns casos de automutilação e tentativa de suicídios relacionados com este jogo usados pelos mais novos, através da Internet e das redes sociais.

O jogo nasceu na Rússia e chegou a Portugal via Brasil. A dispersão territorial dos casos mostra que Lisboa é a região com maior incidência - 15 casos. Segue-se o norte com 11 e o centro com 10. Mas há casos registados no Alentejo, no Algarve, nos Açores e na Madeira.

Dois destes 48 casos que chegaram ao MP passaram pelo Centro Internet Segura, uma unidade de investigação que funciona na Fundação para a Ciência e Tecnologia e tenta travar a utilização de conteúdos ilegais e perigosos na Internet.

O gestor de recursos do projeto, Pedro Marques, afirma que o número de casos tende a aumentar quando é falado nos meios de comunicação social.

Para o próximo dia da Internet Segura, em fevereiro, vão ser preparadas iniciativas para todas as segundas e terças-feiras desse mês. O projeto tem como objetivo sensibilizar a população para a utilização mais segura e responsável da Internet.

Nuno Domingues com Catarina Martins