Mundo

Pelo menos 6 mortos em ataque no Afeganistão

Ghulamullah Habibi/EPA

O ataque aconteceu na cidade de Jalalabad, durante uma concentração de apoiantes do governo afegão.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas este domingo, num atentado suicida que ocorreu na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

De acordo com o porta-voz provincial, Attaulah Khogyanai, o atacante suicida estava num motociclo e detonou os explosivos nas proximidades de uma reunião de centenas de apoiantes do Presidente afegão, Ashraf Gani, no centro da capital província, Jalalabad.

Além do terrorista, seis civis foram mortos no ataque, incluindo uma mulher e uma criança, adianta a agência de notícias espanhola Efe.

Perto do local da explosão, centenas de simpatizantes do líder do país estavam reunidos para mostrar o apoio ao governo, embora a concentração não tenha sido afetada pelo ataque.

Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, é uma das províncias mais inseguras do país e é considerada o bastião do grupo extremista Estado islâmico (EI) no Afeganistão, além de ter uma forte presença dos talibãs.

Desde o final da missão de combate da NATO, em janeiro de 2015, Cabul perdeu terreno para os rebeldes e controla apenas 57% do país, de acordo com o Inspetor Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.