A TSF percorre esta sexta-feira, das oito da manhã à meia-noite, um país devastado pelos fogos. A reconstrução contra o esquecimento, numa Emissão Especial na antena e no site da TSF.
Filipe Moreira, Abel Duarte e Carlos Adolfo, do Teatro Regional da Serra de Montemuro, interpretam um excerto de "Monólogos uma Vida", em exibição esta sexta-feira à noite na ACERT.
José Carlos Barreto esteve esta tarde na Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) com José Rui Martins, diretor da ACERT, Paulo Gomes, diretor do Conservatório de Música e Artes do Dão e Miguel Torres, vereador da cultura da câmara de Tondela para falar do papel da cultura na reconstrução da vida depois do fogo.
"Há um sentimento no ar de que tudo está reconstruído. Mas para além das casas, e em Tondela arderam 219, há que recuperar as almas", diz José Rui Martins, diretor da ACERT.
Para o vereador Miguel Torres, "a cultura tem um papel na elevação da autoestima destas localidades, que estão profundamente deprimidas", mas também contribui para o "sentimento de pertença" das populações.
Paulo Gomes, diretor do Conservatório de Música e Artes do Dão, destaca o papel da cultura na fixação dos jovens no Interior
Samuel Úria dá este sábado um concerto solidário na ACERT, mas não é caso único. Passada a tragédia, a associação não vai descurar a programação cultural da região com música, teatro e humor, até porque o "humor liberta".
É uma questão de "resistência", diz Miguel Torres. "Acreditamos que não há melhor sítio no mundo para trabalhar ou viver do que aqui. As pessoas que aqui estão merecem ser tão felizes como aquelas que vivem no Porto, em Lisboa, em Madrid ou Salamanca".
Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande e dois meses depois dos incêndios de outubro, a TSF parte para a estrada e percorre as zonas mais afetadas pelas chamas. Veja aqui todos os trabalhos desta emissão especial.