Sociedade

Uma árvore por cliente. O Albertino reconstruiu-se e quer ajudar a terra

Restaurante Albertino/DR

O fogo de 15 de outubro atingiu o Restaurante Albertino, em Folgosinho, no concelho de Gouveia. No dia a seguir, começou a reconstrução. Agora, quer ajudar a aldeia a renascer também.

Faz parte de todos os guias de bem comer no concelho de Gouveia. O restaurante Albertino, no centro da aldeia de Folgosinho, é ponto de passagem incontornável para quem visita a serra.

A 15 de outubro, foi também atingido pelo fogo que dizimou a região. Perdeu instalações, mesas, cadeiras, máquinas, alimentos, animais.

Mas no dia 16, Pedro, o proprietário, pensava já na recuperação. Do que ficou, restam as imagens de destruição. Pouco a pouco, o Albertino pôs de novo de pé.

Com um plano para o restaurante, Pedro começou a pensar o que podia fazer pela terra que também é dele. E lançou uma campanha - "uma árvore por cliente". Por cada refeição servida no restaurante, Pedro doa uma árvore para plantar na região.

Das contas que fez, Pedro estima cerca de um milhão de árvores necessárias para que Folgosinho volte a ser o que era. Ele vai fazer uma parte. Até agora já juntaram 60 mil árvores. Pouco a pouco. Passo a passo.