Sociedade

Midões, a vila milenar que resistiu às chamas

Carolina Rico/TSF

Emissão Especial da TSF com Serões Inquietos em direto de Midões, no concelho de Tábua, uma das aldeias mais afetadas pelos incêndios de outubro.

Midões já foi sede de concelho ainda antes da nacionalidade. Por toda a vila é possível ver solares e um imenso património histórico.

No fim de semana de 15 de outubro, foi uma das vilas que ficou cercada pelas chamas. Cerca de 20 habitações foram destruídas, mas também duas capelas, três palacetes e um jardim-de-infância.

Midões recebe esta sexta-feira os Serões Inquietos, que lança um olhar mais vasto pelo território atingido pelos incêndios, percorrido ao longo do dia de emissão especial da TSF.

À mesa, Élia Rocha, proprietária do restaurante A Paparoca na Adega do Vieira e anfitriã da emissão, Mário Loureiro, presidente da câmara municipal de Tábua, Cristina Tavares, tesoureira da junta de freguesia de Midões, Paula Neves, bibliotecária, Albino José, diretor da Rádio Boa Nova, de Oliveira do Hospital, Miguel Midões, correspondente da TSF na região de Coimbra, Pedro Bingre, engenheiro florestal e todos os jornalistas da TSF envolvidos na emissão especial desta sexta-feira.

Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande e dois meses depois dos incêndios de outubro, a TSF parte para a estrada e percorre as zonas mais afetadas pelas chamas. Veja aqui todos os trabalhos desta emissão especial.