O Sporting isolou-se na frente da I Liga de futebol ao vencer este domingo o Portimonense por 2-0 em Alvalade, em jogo da 15ª jornada.
Um golo de Bruno Fernandes, logo aos nove minutos, abriu caminho à vitória sportinguista, conjunto que ampliou aos 60 minutos, pelo holandês Bas Dost, que é, para já, o segundo melhor marcador do campeonato com 13 golos, a três do brasileiro Jonas, líder com 16.
No final do encontro, Jorge Jesus disse acreditar que podia ter saído de Alvalade com mais golos. "Foi dos jogos em que jogámos aqui com muitas oportunidades, podíamos ter goleado aqui o Portimonense", afirmou.
"O jogo tornou-se fácil desde o primeiro golo. Entrámos muitos fortes, com velocidade, a ganhar o espaço ao primeiro toque. (...) Os 39 pontos representam o excelente campeonato que o Sporting está a fazer. Para ganhar temos que estar na frente para ter capacidade para disputar com os nossos dois rivais o título e é isso que tentamos fazer, ou seja, criar uma equipa cada vez mais forte para disputar o campeonato até ao fim. Só os que chegam até ao fim é que podem ganhar", acrescentou o técnico "leonino".
Já Vítor Oliveira, treinador do Portimonense, admitiu que o jogo não correu bem à equipa: "Tivemos muita pouca qualidade na saída de jogo, o Sporting jogou à vontade, saímos duas ou três vezes, mas sem criar perigo. O Sporting dominou os primeiros 45 minutos".
"Aparecemos receosos no jogo, tímidos e com medo de errar. Não foi um bom jogo e fizemos um jogo muito a baixo daquilo eu nos é exigido. Temos jogadores fora de forma, mas vamos ver se esta quadra natalícia nos traz melhor presságios para ao próximo ano", concluiu.
Com esta vitória, o Sporting comanda a prova com 39 pontos, mais três do que o FC Porto, que cumpre o seu compromisso na segunda-feira - receção ao Marítimo -, enquanto o Portimonense ocupa a 11.ª posição com 16 pontos.
Equipas iniciais:
SPORTING: Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; William; Gelson, Bruno Fernandes e Acuña; Podence e Bas Dost
Suplentes do Sporting: Salin, André Pinto, Ristovski, Bruno César, Battaglia, Bryan Ruiz e Doumbia
PORTIMONENSE: Ricardo Ferreira; Hackman, Lucas Possignolo, Rúben Fernandes e Lumor; Pedro Sá, Dene e Paulinho; Wellington, Fabrício e Nakajima
Suplentes do Portimonense: Leo, Ryuki, Pires, Bruno Tabata, Felipe, Wilson Manafá e Hebling