Mundo

"Gosto da Arrimadas porque é mulher, mas é um pouco jovem"

Bárbara Baldaia/TSF

Inés Arrimadas, de 36 anos, segue na frente das intenções de voto das eleições catalãs.

Vive em Itália há 25 anos e veio a Barcelona de propósito para votar. Está reformada e aproveitou para vir visitar a cidade onde nasceu.

Digamos que se chama Carmen. "Digamos Carmen, porque prefiro evitar o meu nome. Há um clima um pouco... perigoso é um exagero, mas um pouco tenso", explica.

Carmen diz-se constitucionalista. É perentória ao afirmar que "independência nunca: "Porque vamos perder, as pessoas vão separar-se, vamos sair da Europa. Já saíram muitas empresas e bancos daqui. Vamos parar à miséria. É isso que penso. Não vamos ganhar nada, mas perder tudo o que conquistámos nos últimos tempos".

O voto dela está decidido há muito tempo. "Votarei Ciudadanos, porque foram os que me convenceram. Se não forem eles a ter força para mudar, não creio que os outros consigam".

Mais indecisa está Felicidad: "Não sou independentista. Não quero que ganhe a independência, mas não sei em quem votar para ser presidente. A Arrimadas parece-me um pouco jovem, mas gosto dela. O Iceta parece-me mais daqui para se ligar aos de cá. Não podemos criar ruturas, temos que conviver todos, como sempre fizemos".

Felicidad está dividida entre Miquel Iceta, o candidato do Partido Socialista da Catalunha, e Inés Arrimadas, a jovem candidata de 36 anos do Ciudadanos, que segue na frente das intenções de voto.

"Não me parece mal, ou seja, eu não sou anti-Arrimadas. Gosto muito dela, ainda por cima é mulher, a única candidata mulher e isso é bom, mas é muito jovem para queimar-se já. Podia esperar um pouco mais e ser presidente daqui a dez anos", analisa.

Felicidad diz que só vai decidir à última hora.