Política

PM reserva posição sobre recondução da PGR, PSD critica "condicionamento" do MP

Na TSF, a ministra da Justiça disse que "a Constituição prevê um mandato longo e um mandato único", posição que Costa considera "correta" embora remeta decisão para depois de conversa com o Presidente.

O PSD quis saber se o primeiro-ministro concorda com a ministra da Justiça e não tenciona renovar o mandato de Joana Marques Vidal.

"Os senhores querem mesmo mudar a senhora procuradora porque não gostaram do mandato, livre, competente, determinado que exerceu", acusou o líder parlamentar social-democrata Hugo Soares.

António Costa começou por remeter o assunto para depois de "uma conversa com o Presidente da República", considerando que não é "oportuno" debater o tema neste momento.

"A Sra. ministra respondeu de boa fé a uma pergunta, com a interpretação jurídica que tem", disse o primeiro-ministro acrescentando que tende a considerar "essa posição correta".

Adiante, Hugo Soares insistiu no tema acusando o Governo de "condicionar" o trabalho da atual Procuradora Geral da República, deixando-a "num limbo" durante os dez meses que restam no mandato porque não gostou do "trabalho independente" de Joana Marques Vidal.