Sociedade

Não estranhe se vir arte por aí no Metro de Lisboa

Instagram de Marta Ferreira

A fundação do Metropolitano de Lisboa atinge a marca dos 70 anos. Por isso, quem circular esta sexta-feira e sábado em cinco estações do metro terá cinco exposições para apreciar. Veja aqui a agenda.

Pare, olhe e sinta. Podia ser este o lema para a exposição que vai encontrar esta sexta-feira e sábado na estação Baixa-Chiado do Metro de Lisboa, que está a comemorar sete décadas da sua fundação.

Esta exposição -- "Instagram 70" -- é da autoria de Marta Ferreira, uma designer gráfica de Lisboa que é uma das cinco jovens artistas que o Metro convidou para fazerem esta sexta-feira intervenções em várias estações (Alameda, Marquês de Pombal, Cais do Sodré e São Sebastião).

Há 70 anos o Metro de Lisboa dava o primeiro passo e hoje em particular, com o assinalar desta data, quer contribuir para divulgar o trabalho de artistas que começam igualmente a dar o primeiro passo no palco da fama.

Na estação Baixa-Chiado vai encontrar imagens, fotografias de momentos captados por Marta Ferreira, que pretende obrigar-nos a levantar os olhos do telemóvel, nem que seja por segundos para a descoberta desses momentos expostos no átrio e para que possamos sentir essas imagens como nossas, mas para que se perceba também que a estação de metro é mais do que um ponto de passagem.

A exposição "Instagram 70", da autoria da entrevistada pela TSF, fica até amanha na estação Baixa-Chiado, mas há mais quatro intervenções artísticas de arte urbana (cinema, música e dança) esta sexta-feira no Metro de Lisboa.

Estas intervenções são apenas parte das comemorações dos 70 anos da fundação do Metro de Lisboa, que vão prolongar-se por todo o ano.

Agenda

Alameda
Dança com Carlota Rodrigues
10h-11h

Marquês de Pombal
Arte Urbana com Maria Imaginário
16h-20h

São Sebastião
Cinema com projeção da curta-metragem "tocadora" de Joana Imaginário
15h-19h (cinco minutos de intervalo)

Cais do Sodré
Música com Catarina Munhá
17h-18h