Sociedade

Paragem reconfortante desde a época da Malaposta

© Direitos Reservados

Mesmo à face de uma das principais vias rodoviárias, numa localidade que ficou conhecida pela paragem das carruagens que transportavam passageiros e correio, uma casa apresenta ementa regional há cerca de 70 anos.

Corria o ano de 1857 quando Lisboa e Porto ficaram ligadas através de um transporte público. A carreira, com serviço regular de correio, iniciara-se dois anos antes, ligando a capital a Coimbra,

À época, os viajantes eram obrigados a ter um pouco mais de paciência, uma vez que a viagem de 300 quilómetros demorava, imagine-se, 34 horas, a que correspondia a estonteante média de 8, 8 km por hora!

No entanto, era ainda preciso levar em linha de conta as paragens para saborear quatro refeições e as mudas de cavalos. Para o efeito, existiam 23 estações, a 16.ª das quais nas imediações de Anadia.

O lugar, no coração a Bairrada, ficou conhecido até aos dias de hoje por Malaposta e continuou a ser atravessado pela estrada nacional 1, hoje IC2. O movimento, muito intenso, justifica, por vezes, paragem para saborear a especialidade da região: o leitão assado.

Mesmo à face da estrada, o restaurante A REGIONAL é casa septuagenária, que hoje surge modernizada aos nossos olhos. A entrada faz-se por um espaço tipo café, com balcão à direita; do lado oposto, a parede está repleta de camisolas, a maioria autografas, de atletas de várias modalidades e clubes.

A passagem para a sala principal permite ver a cozinha, moderna e desafogada, em plena atividade. Mais à frente, o espaço principal: uma sala comprida, regra geral cheia, em especial ao domingo. Predomina o branco, na sala de aspeto simples e com bom nível de conforto.

Leitão, chanfana e cabrito assado à Bairrada formam trilogia de especialidades da casa. enriquecida, em muitas sextas feiras, com outro apreciado pitéu bairradino: a tradicional cabidela de leitão.

A esta lista de apreciados pratos de sabor regional, acrescenta-se alternativa diária: bacalhau á Gomes de Sá e frango estufado; à 3.ª feira, é dia de feijoada; 5.ª feira há bacalhau à lagareiro e cozido à portuguesa e à 6.ª marca presença o bacalhau com grão.

Sobremesas habituais. Garrafeira suficiente, com os espumantes da Bairrada e outras referências locais em destaque.

Serviço simpático neste restaurante de cariz popular, marcado pela tradição e onde, para o viajante mais apressado, há sandes de leitão a preço muito em conta, o que é regra desta casa.

A Regional, na Malaposta, vizinha de Anadia.

Onde fica:
Localização. IC2 153, Malaposta, 3780-292 Anadia
Telef.: 231 512 350; 92 206 175

GPS:
Latitude: 40º 27" 8,72"" N
Longitude: 8º 27" 12,20"" W

António Catarino