Lenovo está preocupada com a privacidade dos seus utilizadores.
A Lenovo atualizou uma boa parte da sua linha de portáteis ThinkPad. Está tudo mais rápido e com mais espaço disponível. Estão também mais leves e ligeiramente mais finos.
É isso que acontece no X280, um portátil com um ecrã de 12 polegadas e meia que é 20% mais leve que o seu antecessor. Pesa agora um quilo e 160 gramas, mede 1,75 cm de espessura e está também 15% mais fino.
Na verdade, não é nada disso que o torna especial. Nem mesmo o facto de vir com um carregador rápido, que permite que numa hora o portatil carregue 80% da sua bateria, o faz ser assim tão diferente face à concorrência.
O que de facto é digno de nota no Think Pad X280 é uma tampa. De forma algo pomposa, a Lenovo chama-lhe ThinkPad Shutter, qualquer coisa como a Tampa do ThinkPad. O que ela faz é simplesmente cobrir a câmara do portátil para que, quando não esteja a ser usada pelo proprietário, não possa mostrar grande coisa caso do utilizador seja vítima de um hacker que ganhou acesso indevido ao computador.
A ideia não é má e faz com que seja desnecessário cobrir com fita-cola ou com outro método qualquer a lente do portátil.
O ThinkPad X280 está à venda por cerca de 1.000 euros.