Mundo

Juiz ordena restituição de passaporte a Lula da Silva

epa06471881 Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva reacts by offering a speech after hearing the decision of his trial, at the Plaza de la Republica of Sao Paulo, Brazil, 24 January 2018. TA three-judge panel in Porto Alegre, Brazil, unanimously upheld the corruption conviction of former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva. The appeals court in the coastal city voted to uphold the conviction and increase Lula's prison sentence, from the original ruling of nine and a half years to 12. EPA/MARCELO CHELLO Marcelo Chello/EPA

O antigo presidente brasileiro, condenado a mais de 12 anos de prisão, tinha sido obrigado a entregar o passaporte, depois de um juiz ter considerado que existia perigo de fuga.

Um juiz federal ordenou, esta sexta-feira, a restituição ao ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva do seu passaporte, que estava apreendido desde a última semana, no seguimento de uma decisão judicial.

Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, foi obrigado a entregar o seu passaporte por ordem de um juiz de Brasília, que alertou para a possibilidade de este, condenado a 12 anos de cadeia por corrupção, não regressar ao país depois de uma viagem que tinha planeado fazer à Europa.

O ex-presidente brasileiro ia participar num evento de combate à fome no mundo, organizado pela agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, no quadro de uma cimeira da União Africana.