Mundo

Uma capital sem água? Na África do Sul, está quase a acontecer

A family negotiates their way through caked mud around a dried up section of the Theewaterskloof dam near Cape Town, South Africa, January 20, 2018. The dam, which supplies most of Cape Town's potable water, is currently dangerously low as the city faces "Day Zero", the point at which taps will be shut down accross the city. Picture taken January 20, 2018. REUTERS/Mike Hutchings Mike Hutchings/Reuters

A Cidade do Cabo enfrenta uma grave seca e, de acordo com as previsões, dentro de três meses poderá não existir água, quando a população abrir as torneiras.

Para já, a Cidade do Cabo, na África do Sul, conseguiu adiar por mais algum tempo o chamado "dia zero" - o dia em que os habitantes da cidade abrirão as torneiras e não sairá água.

A cidade enfrenta uma seca severa. Previa-se que o "dia zero" acontecesse a 16 de abril, mas num comunicado agora divulgado, o vice-presidente da cidade, Ian Neilson, anuncia que a redução do consumo de água na agricultura permitiu adiar o dia sem água para o mês de maio.

Na Cidade do Cabo vivem 4 milhões de pessoas, que só podem consumir, por dia, 50 litros de água. Por comparação, em Portugal, o consumo médio por habitante é superior a 200 litros.

O nível das barragens que fornecem a cidade ronda atualmente os 26%, mas se descer aos 13,5%, a Cidade do Cabo pode tornar-se na primeira metrópole a ficar sem água.