No SBT, terceiro canal de maior audiência do Brasil, o patrão trocou o par de respeitadas pivôs por um imberbe apresentador.
Chama-se "Primeiro Impacto", inspira-se no "Primer Impacto" da norte-americana Univision, é exibido às 13h45 no canal SBT, terceiro na tabela de audiências nacional, e podia ser apenas mais um de entre as dezenas, ou centenas, de noticiários televisivos do Brasil - mas não é.
Sílvio Santos, dono do SBT e figura algures entre o pitoresco e o grotesco, decidiu usar aquele espaço para realizar uma experiência quase, digamos, psicossocial: deslocou as apresentadoras Joyce Ribeiro, 38 anos, e Karyn Bravo, 36, para o SBT Notícias e ofereceu o cargo de pivô do respeitado "Primeiro Impacto" a Dudu Camargo.
Aqui, convém fazer um parêntesis para falar de Fofocalizando, outro programa saído da intrigante cabeça de Sílvio Santos: lá, além de apresentadores-fofoqueiros normais, um outro elemento fofocava com um saco enfiado na cabeça para manter o anonimato.
Pois bem, esse misterioso "Homem do Saco", soube-se depois, era Dudu Camargo, o tal novo apresentador do "Primeiro Impacto". Sucede que Camargo tem, incríveis, 18 anos. E, ao bom estilo dos noticiários televisivos brasileiros, depois de ler as notícias ou chamar um direto, discorre com a sua imberbe autoridade sobre crime, corrupção ou o que estiver na agenda.
A insólita promoção de Camargo a âncora deveu-se a uma promessa de Sílvio Santos, de 87 anos de idade. O moleque costumava aparecer no cabeleireiro onde o chefe passa horas a disfarçar os brancos e a calvície a pedir-lhe uma oportunidade como âncora de telejornal. Um dia, Santos prometeu que sim mas só depois de ele fazer 18 anos, idade para guiar ou votar. Cumprida a promessa, assim nasceu o mais jovem pivô mundial. No Brasil, pois claro.
O correspondente da TSF no Brasil, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras no site da Rádio a crónica Acontece no Brasil.