Segurança

Governo propõe António Silva Ribeiro para chefiar Forças Armadas

Lisboa, 22/01/2013 - Realizou-se esta manhã, pelas 11h00, no Instituto Hidrográfico, a cerimónia de tomada de posse do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro (na imagem), em substituição do Vice-Almirante Agostinho Ramos da Silva. A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, estiveram ainda presentes o Secretário de Estado do Mar, Dr. Manuel Pinto de Abreu e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes. (Reinaldo Rodrigues / Global Imagens) Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

O atual chefe do Estado-Maior da Armada deverá substituir o general Pina Monteiro no cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O Governo vai propor ao Presidente da República a nomeação do atual chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Silva Ribeiro, como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), substituindo o general Pina Monteiro.

Esta foi uma das deliberações tomadas no Conselho de Ministros desta quinta-feira e anunciada aos jornalistas em conferência de imprensa pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

"Foi aprovada a deliberação que propõe a sua excelência o Presidente da República, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, através do ministro da Defesa Nacional, a nomeação do almirante António Silva Ribeiro, atual chefe do Estado-Maior da Armada, como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas", é referido no comunicado do Conselho de Ministros.

O mandato do general Pina Monteiro termina a 1 de março, dia em que completa 66 anos e "passará à reforma, por força do estabelecido no Estatuto dos Militares das Forças Armadas".

Pina Monteiro exerce o cargo de CEMGFA desde 7 de fevereiro de 2014.