Pela primeira vez, Portugal participa no concurso europeu 'Árvore do Ano'. As votações estão já a decorrer e Portugal vai à frente.
É o maior e mais antigo sobreiro do mundo. Tem 234 anos, vive na aldeia de Águas de Moura, em Palmela e encontra-se classificada como árvore de interesse público desde 1988. Chama-se Sobreiro Assobiador e está na corrida para árvore do ano.
O concurso "European Tree of The Year" valoriza a importância da história de cada árvore, tendo por objetivo salientar o vínculo afetivo entre as comunidades e as árvores. Além disso, o certame dá destaque à importância de cada árvore para a herança natural e cultural do país.
"Para ir a concurso tem de ter uma história associada. Este tem esta história de ser o sobreiro assobiador porque é enorme, tem uma copa gigantesca e onde pousam tantos pássaros que deu-lhe essa alcunha", explicou à TSF Nuno Calado, secretário-geral da União da Floresta Mediterrânica.
Além da banda sonora natural, o sobreiro também foi selecionado devido à longa vida a produzir cortiça. "A quantidade de rolhas que aquele sobreiro já produziu. Muitas garrafas, milhões de garrafas já foram engarrafadas com cortiça daquele sobreiro", referiu.
Portugal compete com outros 12 países europeus: a Bélgica, a Bulgária, a Croácia, a República Checa, a Hungria, a Lituânia, Polónia, a Roménia, a Rússia, a Eslováquia, a Espanha e o Reino Unido.
Qualquer pessoa pode votar através do site oficial, sendo que é obrigatório selecionar duas árvores.
O concurso termina no final do mês. O vencedor é revelado a 21 de março, dia internacional das florestas.