artes

Greve com fim à vista

O sindicato de argumentistas de Hollywood anunciou, este sábado, ter concluído um acordo com os produtores, que poderá por fim à greve iniciada a 5 de Novembro passado.

Os responsáveis do sindicato, a Writers Guild Association (WGA), comunicaram aos seus 12 mil membros que foi encontrado um acordo que será discutido ainda hoje em reuniões em Nova Iorque e Los Angeles.

«Temos um acordo provisório», afirmaram Patrick Verrone e Michael Winship na mensagem enviada aos membros, adiantando que já é tempo de resolver o conflito que paralisou a rodagem de dezenas de séries televisivas e filmes.

«Encetar uma batalha contra sete multinacionais do mundo dos media, seja qual for o seu sucesso, é esgotante. Os nossos membros e muitas outras pessoas estão a pagar um preço elevado», escreveram os dois responsáveis.

«Prosseguir a greve, actualmente, não irá compensar os potenciais riscos», lê-se na mensagem.

Depois das reuniões em Los Angeles e Nova Iorque, a direcção da WGA deverá reunir domingo para aprovar formalmente o acordo, que estabelece um novo contrato de três anos entre os produtores e os argumentistas e prevê aumentos da ordem dos três por cento por ano.