artes

Filme de irmãos Coen arrebata quatro Óscares

"Este país não é para velhos", dos irmãos Coen, foi o grande vencedor da noite dos Óscares ao arrebatar quatro estatuetas douradas. Daniel Day-Lewis foi considerado o melhor actor, ao passo que a francesa Marion Cotillard ganhou a estatueta para melhor actriz.

O filme "Este país não é para velhos" foi o grande vencedor da noite dos Óscares de Hollywood, ao vencer em quatro categorias, incluindo a de melhor filme e a de melhor realizador, atribuída aos irmãos Coen.

Joel e Ethan Coen subiram ainda ao palco para receber o prémio para mlehor guião adaptado, enquanto que Javier Bardem foi galardoado com o prémio de melhor actor secundário pela sua interpretação neste filme.

O galardão de melhor actor acabou por ir para Daniel Day-Lewis pela sua interpretação em "Haverá Sangue", enquanto que a francesa Marion Cotillard foi considerada a melhor actriz graças ao papel de Edith Piaf em "La Vie en Rose".

O filme "Michael Clayton - Uma questão de Consciência" acabou por ganhar o seu único Óscar graças a Tilda Swinton, considerada a melhor actriz secundária.

Uma das grandes surpresas da noite acabou por ficar reservada para o filme "Expiação", que acabou por conseguir apenas um Óscar, ganhando apenas na categoria de Melhor Banda Sonora Original, ganha por Dário Marinelli.

A película "Elizabeth: a Idade de Ouro" também acabou por se ficar pela vitória em apenas uma categoria, a de melhor guarda-roupa, com o prémio a ir para Alexandra Byrne.

"Sweeney Todd: O terrível barbeiro de Fleet Street" também acabou por não ir além de uma estatueta numa categoria menor, acabando por se quedar pelo prémio de melhor direcção artística, atribuído a Dante Ferrreti e Francesca Lo Schiavo.

Referência ainda para "Ratatui" que venceu, como era esperado, na categoria de animação, e para a película austríaca "Os Falsificadores" considerada como o melhor filme estrangeiro.