Pedro Mexia é o novo subdirector da Cinemateca Portuguesa, onde irá trabalhar com o director João Bénard da Costa, que sugeriu ao ministro da Cultura o nome do escritor e crítico literário de 35 anos, noticia o site do Público, jornal para o qual Mexia colabora como crítico literário.
Pedro Mexia vai preencher o lugar da subdirectora que já tinha apresentado a sua demissão, Piedade Braga Santos, confirmou Rui Peças, assessor do Ministério da Cultura (MC). Esta é a primeira nomeação de José António Pinto Ribeiro à frente do MC.
Nomeado subdirector da Cinemateca Portuguesa em 1980, João Bénard da Costa, hoje com 73 anos, é o seu director desde 1991. Apesar de já ter atingido o limite de idade para a função pública, foi-lhe renovada a comissão de serviço por Isabel Pires de Lima, na altura ministra da Cultura, depois de uma petição a favor da sua continuidade no cargo.
Bénard da Costa disse ao Público que se lembrou de Pedro Mexia para subdirector por este «ser de uma geração mais nova, o que é muito importante, e por ter escrito muitas vezes sobre cinema».
Salientou também a importância de o crítico estar fora dos grupos e tendências do meio. Mexia é o tradutor de Notas sobre o Cinematógrafo, do cineasta francês Robert Bresson, mas este é o primeiro cargo público que aceita e nunca esteve ligado à programação. Fez crítica de cinema no último ano em que trabalhou no "Diário de Notícias".