artes

Morreu Pedro Bandeira Freira fundador do Quarteto

O fundador do Cinema Quarteto, Pedro Bandeira Freire, de 68 anos, morreu esta quarta-feira, em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, onde estava internado, disse fonte da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O corpo vai estar em câmara ardente na SPA.

O corpo de Bandeira Freire estará em câmara ardente na Galeria Carlos Paredes da SPA, em Lisboa, de onde sairá o funeral sexta-feira às 12:00 para o Cemitério dos Olivais.

Pedro Bandeira Freire sofreu a semana passada um acidente vascular cerebral, tendo sido internado no Serviço de Medicina Intensiva do hospital lisboeta.

Há cerca de um mês, Pedro Bandeira Freire entregou as chaves do Cinema Quarteto, que fundara em 1975, depois de, em Novembro passado, aquele complexo de quatro salas ter sido encerrado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, que detectou falhas ao nível da segurança.

Bndeira Freire «morre com mágoa» pelo encerramento do Quarteto

Pedro Bandeira Freire, 68 anos, falecido hoje, «seguramente morreu em mágoa pelo destino que coube ao Quarteto, o equipamento cultural que ele tanto acarinhou», disse à Lusa Maria João Seixas.

Dizendo sentir «uma grande tristeza pela perda de um amigo», a autora e animadora cultural assinalou ainda: «A minha geração deve-lhe muito pelo seu projecto, o Quarteto, onde podíamos ver filmes que não eram exibidos noutros locais».

Maria João Seixas salientou ainda «a fidelidade total de Pedro Bandeira Freire ao cinema».

O corpo do fundador do Quarteto estará em câmara ardente na Galeria Carlos Paredes na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, de onde seguirá sexta-feira pelas 12:00 o funeral para o Cemitério dos Olivais.