Mundo

Cerca de 20 migrantes morrem em acidente de camião na Líbia

Vila Verde, 10/05/2017 - Uma colisão envolvendo três automóveis provocou, ao início da tarde, cinco feridos. O acidente ocorreu na Estrada Nacional 201, em Marrancos, quando um condutor necessitou de travar e os outros não conseguiram evitar o choque. Cinco feridos, mulheres entre os vinte e os trinta anos, foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros. As vítimas e os restantes ocupantes dirigiam-se para o trabalho, uma empresa em Calvelo, Ponte de Lima. Na foto: A GNR queixa-se que os Bombeiros de Vila Verde são accionados para limpar o óleo na estrada, mas não comparecem (Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens) Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Mais de 300 migrantes viajavam num camião que se virou na estrada.

Cerca de 20 migrantes morreram e 100 outros ficaram feridos num acidente rodoviário perto de Beni Walid, a 170 quilómetros a sudeste da capital da Líbia, Tripoli, disse fonte hospitalar.

Mais de 300 migrantes, a maioria de nacionalidade eritreia e somali, viajavam num camião que se virou a cerca de 60 quilómetros de Bani Walid.

Salah al-Mabruk, diretor do hospital de Bani Walid, indicou que pelo menos 19 migrantes tinham morrido no acidente, entre os quais mulheres e uma criança. O responsável adiantou que pelo menos 124 migrantes ficaram feridos e 78 continuavam hospitalizados a meio do dia.

Bani Walid é um ponto de passagem dos migrantes que vêm do Saara em direção à costa líbia, onde se realizam as partidas clandestinas para a Europa.

Fora do controlo das novas autoridades líbias, a cidade tem duas dezenas de centros ilegais de detenção ou reagrupamento de migrantes, segundo um responsável local.