O Vitória de Guimarães venceu, este domingo, o Sporting por 2-0, com golos de Sereno e Fajardo, e recuperou o terceiro lugar da Liga de futebol, agora a apenas dois pontos do Benfica, segundo classificado.
A questão física, para a qual o treinador vitoriano, Manuel Cajuda, tinha alertado no lançamento do jogo, veio ao de cima e a equipa orientada por Paulo Bento apenas equilibrou a partida nos primeiros 20 minutos.
A estratégia do treinador "leonino" ficou condicionada muito cedo (três minutos), quando Purovic se lesionou, num lance em que chocou com o guarda-redes adversário, Nilson, tendo que ser substituído poucos depois.
O jogo foi equilibrado na primeira parte, mas nos últimos 25 minutos o Guimarães ganhou em definitivo o seu controlo.
Aos 34 minutos, o Vitória podia ter inaugurado o marcador, primeiro por Alan, que rematou para defesa apertada de Rui Patrício, e, na recarga, Miljan emendou para fora.
Pouco antes do intervalo, Desmarets marcou um livre da direita, Rui Patrício defendeu para a frente e Sereno rematou em chapéu para o fundo da baliza visitante, inaugurando o marcador aos 45 minutos.
No início da segunda parte, o Sporting teve a melhor oportunidade de todo o jogo, com Abel a cruzar com perigo, mas Adrien atirou muito por alto.
Aos 84 minutos, Andrezinho falhou incrivelmente o desvio após assistência de Desmarets e, um minuto depois, o árbitro Lucílio Baptista assinalou grande penalidade contra o Sporting por falta sobre Alan de Grimi, que foi expulso por acumulação de amarelos.
Alan permitiu a defesa de Rui Patrício, adiando para o tempo de compensação o segundo golo dos vitorianos, que surgiu num rápido contra-ataque, com Roberto a assistir o recém-entrado Fajardo para o 2-0 aos 91 minutos.
Perante a arbitragem de Lucílio Baptista, de Setúbal, as equipas alinharam do seguinte:
Vitória de Guimarães
Vitória de Guimarães: Nilson, Andrezinho, Sereno, Geromel, Momha, Flávio Meireles, João Alves (Fajardo, 90), Desmarets, Ghilas (Roberto, 82), Alan e Miljan (Moreno, 76).
Suplentes: Nuno Santos, Radanovic, Luciano Amaral, Moreno, Fajardo, Carlitos, Roberto.
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel (Miguel Veloso, 67), Tonel, Polga, Grimi, Adrien (Pereirinha, 56), Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Vuckevic e Purovic (Tiuí, 7).
Suplentes: Stojkovic, Pedro Silva, Gladstone, Miguel Veloso, Farnerud, Pereirinha, Tiuí.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Tonel (44), Ghilas (56), Grimi (64 e 85), Abel (66), João Alves (69), Polga (89), Fajardo (91). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Grimi (85).