Um golo de Pereirinha disfarçou uma exibição sofrida do Sporting, garantindo a vitória sobre o Bolton (1-0), na segunda mão dos oitavos-de-final, e o apuramento para os quartos-de-final da Taça UEFA.
Quando, aos dois minutos, Vukcevic obrigou Al-Habsi a uma defesa apertada para canto, na marcação de um livre directo, poderia parecer que o Sporting iria arrancar para uma exibição tranquila.
Perante um Bolton desfalcado, os jogadores do Sporting foram, na primeira parte, muito lentos na construção de ataque, abusaram no passe longo, muitas vezes errado, e tremiam na defesa sempre que os ingleses cruzavam a bola para a área.
Num desses lances, aos sete minutos, Vaz Té recebeu a bola, tirou Polga do caminho e rematou à malha lateral da baliza de Rui Patrício.
O regressado Liedson era o mais inconformado da equipa e, aos 14 minutos, roubou a bola Meité, mas Vukcevic não aproveitou e rematou ao lado.
O lance mais perigoso do Sporting surgiu à passagem da meia-hora, quando Izmailov falhou o golo ao segundo poste, após um cruzamento da deireita de Pereirinha desviado por Vukcevic.
Para o segundo tempo, o Sporting parecia querer entrar mais rápido, a trocar mais a bola pelo solo e mais pressionante, contudo, esta atitude durou pouco mais de cinco minutos.
O primeiro lance de real perigo dos "leões" surgiu apenas aos 69 minutos, quando um remate de Pereirinha foi desviado por um defesa inglês e passou perto do poste da baliza do Bolton.
O jovem médio português, um dos melhores do Sporting em toda a partida, voltou a estar em destaque aos 80 minutos, quando foi à linha e serviu Liedson, que, solto no coração da área, rematou praticamente à figura, no lance mais perigoso da segunda parte.
Com justiça, acabaria por ser Pereirinha a fazer o tento da vitória do Sporting, aos 85 minutos, num excelente remate em arco com o pé esquerdo, após um passe de João Moutinho.
O Sporting é, assim, o último resistente português nas competições europeias, não seguindo os exemplos do FC Porto, na Liga dos Campeões, e do Benfica,
na Taça UEFA.
Sobre a arbitragem do francês Bertrand Layec, as equipas alinharam do seguinte modo :
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Tonel, Grimi, João Moutinho, Pereirinha, Izmailov (Gladstone, 86), Romagnoli (Adrien, 75), Vukcevic (Rodrigo Tiuí, 66) e Liedson.
Suplentes: Stojkovic, Gladstone, Ronny, Adrien, Farnerud, Yannick e Rodrigo Tiuí.
Bolton
Bolton: Al-Habsi, Hunt, Cahill, Méité, Samuel, Joey O'Brien, Guthrie, Teymourian (Braaten, 71), Giannakopoulos, Ricardo Vaz Té e Helguson (Woolfe, 76).
Suplentes: Walker, Sissons, Sinclair, Woolfe, Jamieson, Braaten e Harsanyi.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para João Moutinho (38), Teymourian (49), Guthrie (88).