desporto

Goleada do Sporting contra o Nacional

O Sporting aproximou-se, esta segunda-feira, dos adversários na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões, ao golear o Nacional (4-1), no encontro que fechou a 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

A goleada «leonina» foi construída na primeira metade da segunda parte, com dois golos de Liedson (55 e 59 minutos), um de João Moutinho (57) e outro de Yannick (66), tendo Lipatin feito o tento de honra insular, em cima dos 90.

Apesar de manter o quinto posto, o Sporting igualou o Vitória de Setúbal e ficou a quatro pontos do Benfica e do Vitória de Guimarães, mantendo os 20 de atraso para o líder FC Porto.

O Sporting recebia o Nacional vindo de dois resultados bem diferentes: derrota em Guimarães (2-0) e vitória sobre o Bolton (1-0), tendo o triunfo valido a qualificação para os quartos-de-final da Taça UEFA.

Sem poder contar com os castigados Tonel e Grimi, o treinador do Sporting,

Paulo Bento, apostou em Gladstone e Ronny, fazendo regressar ao «onze» Adrien Silva e Tiuí, para os lugares de Izmailov e Vukcevic.

À semelhança dos últimos minutos da partida com o Bolton, o Sporting

entrou bem em campo e poderia ter inaugurado o marcador logo aos 11 minutos, mas Rodrigo Tiuí, isolado por Romagnoli, não conseguiu bater Rafael.

Se a primeira parte tinha deixado a perceber que o Nacional poderia complicar a vida ao Sporting, os primeiros 15 minutos do segundo período contrariaram totalmente essa ideia.

A entrada de Vukcevic ao intervalo deu mais vivacidade ao ataque «leonino» e, aos 55 minutos, o montenegrino isolou Liedson, que na cara de Rafael não perdoou e inaugurou o marcador.

Dois minutos depois, o brasileiro assistiu João Moutinho, que, descaído sobre a esquerda, rematou em arco para o fundo da baliza.

Sem que o Nacional conseguisse reagir, o Sporting chegou aos 3-0, de novo por Liedson, desta feita após uma «assistência» do central Ricardo Fernandes.

O quarto tento do Sporting poderia ter surgido aos 63 minutos, mas o Sporting falhou mais uma grande penalidade, desta feita por Romagnoli, após uma falta de Cardozo sobre Moutinho.

Após mais de quatro meses sem competir, devido a lesão, Yannick regressou da melhor forma à equipa do Sporting, ao fazer o quarto golo, aos 66 minutos, num lance em que surgiu completamente solto na área e teve todo o tempo

para preparar o remate.

O Nacional conseguiu reduzir a desvantagem em cima dos 90 minutos, por Lipatin, mas ainda podia ter sofrido o quinto, não fosse Cléber ter evitado em cima da linha o tento de Vukcevic.

O Sporting somou o 20º jogo consecutivo sem derrotas caseiras para a Liga, com Paulo Bento a igualar Fernando Vaz, nas épocas 1969/70 e 1970/71.

Lisboa, 17 Mar (Lusa) -- O Sporting venceu hoje o Nacional, por 4-1,

em jogo da 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Lisboa.

Num jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa, sob arbitragem de Cosme Machado (Braga), com 22.130 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting

Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Gladstone, Ronny, Adrien Silva, Pereirinha, João Moutinho (Farnerud, 77), Romagnoli (Yannick, 64), Rodrigo Tiuí (Vukcevic, 46) e Liedson.

Suplentes: Stojkovic, Pedro Silva, Farnerud, Izmailov, Vukcevic, Celsinho e Yannick.

Nacional

Nacional: Rafael Bracalli, Patacas, Fernando Cardozo, Ricardo Fernandes, Alonso, Cléber, Edson, Juliano, Felype Gabriel (Juninho, 67), Fábio Coentrão (Rodrigo, 67) e Lipatin.

Suplentes: Belman, Felipe Lopes, Halliche, João Coimbra, Juninho, Adriano e Rodrigo.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Cléber (29), Polga (36), Ricardo Fernandes (53), Patacas (88) e Cardozo (94).

Redação