O jogador do Benfica Freddy Adu teve, esta sexta-feira, um papel crucial na qualificação dos Estados Unidos para o torneio de futebol dos jogos olímpicos de Pequim. Na partida em que se decidia o apuramento, os norte-americanos venceram o Canadá por 3-0 com dois golos, dois livres directos, de Freddy Adu.
Numa partida disputada em Nashville, Tennessee, o avançado "encarnado" marcou duas vezes de livre directo, inaugurando o marcador aos 27 minutos, na cobrança de uma falta cometida sobre o compaheiro Jozy Altidore.
Adu voltou a ameaçar aos 42 minutos, novamente de livre, mas o guarda-redes Wagenaar deteve o tiro do pequeno jogador do Benfica.
No entanto, no início da segunda parte, aos 47 minutos, foi impotente para travar o segundo golo de Adu, exemplar na marcação do livre directo resultante de nova falta sobre Altidore.
Aos 78 minutos, Adu ainda iniciou o lance do terceiro golo dos Estados Unidos, com um longo passe para Stuart Holden, que fez depois a assitência para o 3-0 definitivo da autoria de Kljestan.
Na outra meia-final, as Honduras também garantiram a qualificação, ao derrotarem a Guatemala, por 6-5, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após o 0-0 final.