A Ferrari conquistou a primeira fila da grelha do GP da Malásia, isto após um início de campeonato desastroso na primeira prova do mundial de Fórmula 1 na Austrália. Já a McLaren viu os seus dois bólides serem penalizados em cinco lugares nesta qualificação.
Os dois Ferrari conquistaram os dois primeiros lugares do GP da Malásia em Fórmula 1, numa sessão em que a marca italiana respondeu à desastrosa participação no GP da Austrália, prova inaugural do campeonato mundial.
Depois do pior arranque num campeonato de Fórmula 1 desde 1992, o brasileiro Felipe Massa cilindrou a concorrência nesta qualificação, ao bater por quase meio segundo o seu colega de equipa Kimi Raikkonen.
O actual campeão do mundo não foi além dos 1.36,230 minutos na sua melhor volta ao circuito de Sepang, um tempo bem pior do que o alcançado por Massa que rodou em 1,35,748 minutos.
Esta qualificação acabou por ficar marcada pela penalização aplicada à McLaren-Mercedes que viu os seus dois pilotos que ficaram na segunda fila da grelha serem penalizados em cinco lugares.
Na opinião dos comissários presentes no circuito de Sepang, o finlandês Heikki Kovaleinen e o inglês Lewis Hamilton prejudicaram a qualificação do espanhol Fernando Alonso (Renault) e do alemão Nick Heidfeld (BMW).
Os dois pilotos protestaram contra a atitude dos dois McLaren no final da qualificação, alegando que quer Kovaleinen, quer Hamilton desaceleraram no final da qualificação, o que os veio a prejudicar.
Devido à ameaça da chuva, alguns pilotos incluindo os da McLaren, optaram por "levantar o pé" para poupar combustível, o que prejudicou os pilotos que tentavam fazer voltas rápidas no fianl da qualificação.
Com esta decisão, tomada ao cabo de várias horas de ponderação, o italiano Jarno Trulli (Toyota) e o polaco Robert Kubica (BMW) foram promovidos à segunda linha da grelha, com Heidfeld a partir da quinta posição e Alonso da sétima.
Na primeira prova do campeonato, na Austrália, a Ferrari conquistou apenas um ponto graças à prova de Kimi Raikkonen, muito embora nenhum dos bólides da marca italiana tenha concluído esta prova.