Com uma vitória esmagadora de 6-0 sobre o Estrela da Amadora, o FC Porto consagrou-se, este sábado, no estádio do Dragão, tricampeão da Liga portuguesa de futebol. Este é o 23º título de campeão dos dragões.
Necessitado apenas de um triunfo para fazer a festa a cinco jornadas do final, o conjunto comandado pelo segundo ano consecutivo por Jesualdo Ferreira resolveu tudo nos primeiros 11 minutos, com golos do argentino Lucho Gonzalez e do marroquino Tarik Sektioui.
Após o intervalo, a equipa da casa acalmou de início, mas ainda foi a tempo de chegar à goleada, com tentos de Ricardo Quaresma, aos 65 minutos, um "bis" acidental de Lucho, aos 71, um golo de Bruno Alves, aos 78, e outro de Lisandro Lopez, aos 87.
Com cinco rondas por disputar, o FC Porto soma agora 63 pontos (20 vitórias, três empates e duas derrotas), contra 45 do Vitória de Guimarães, segundo, e 44 do Benfica, terceiro, que só cumpre domingo, no Bessa, o seu encontro na ronda 25.
Apesar da festa e de, matematicamente, o título já não lhe poder fugir, o FC Porto corre o risco de perder seis pontos na "secretaria", na sequência de uma acusação de corrupção por parte da Liga, referente a 2003/2004, no âmbito do processo "Apito Dourado".
No estádio do Dragão, perante cerca de 50 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte maneira:
FC Porto
FC Porto: Helton, Bosingwa (Bollati, 73), Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Paulo Assunção (Ernesto Farias, 81), Raul Meireles, Lucho Gonzalez, Tarik Sektioui (Mariano Gonzalez, 66), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.
Suplentes: Nuno, Mariano Gonzalez, João Paulo, Bollati, Ernesto Farias, Kazmierczak e Adriano.
Estrela da Amadora
Estrela da Amadora: Nelson, Moreno (Wagnão, 14), Maurício, Hugo Carreira, Hélder Cabral, Marcelo Goianira, Tiago Gomes, Celestino (Nuno Viveiros, 56), Mateus (Marco Paulo, 73), Anselmo e Mendonça.
Suplentes: Pedro Alves, Pedro Pereira, Nuno Viveiros, Marco Paulo, Adul, Wagnão e Giancarlo.