desporto

Belenenses vence Leixões e ascende ao sexto lugar

O guarda-redes do Belenenses Júlio César foi a figura em destaque na vitória desta segunda-feira sobre o Leixões (2-1), em jogo da 25ª jornada da Liga, ao defender duas grandes penalidades nos últimos minutos do jogo. Com este resultado, a equipa de Belém ascende ao sexto lugar.

O primeiro golo da partida foi apontado por Weldon, aos 27 minutos, depois da bola ter batido num dos defesas do Leixões.

A equipa da casa já tinha visto um golo anulado, quando Roberto cabeceou o esférico do primeiro poste para o interior da baliza com ajuda das mãos vendo por isso o cartão amarelo.

O Belenenses poderia ter chegado ao intervalo com mais um golo, já que Roncatto, aos 36 minutos, atirou ao poste esquerdo da baliza à guarda de Beto.

Na abertura da segunda parte, aos 54 minutos, Weldon chegou ao segundo golo sem dificuldade, a passe de Rodrigo Alvim, justificando a superioridade ofensiva dentro do terreno, perante uma defesa caseira permissiva.

O tento leixonense só chegou a 10 minutos do final do tempo regulamentar, através de um "tiro" de Paulo Machado, rematado do canto direito da meia-lua do Belenenses. Arbitragem muito contestada de Cosme Machado.

Aos 84 minutos do jogo, Matosinhos Cândido Costa fez falta sobre o activo Paulo Machado, junto ao segundo poste da baliza do Belenenses, mas Roberto rematou para a defesa fácil do guarda-redes visitante.

Seria Júlio César a cometer nova grande penalidade, aos pés de Roberto. Jaime enviou o esférico para o centro da baliza, onde o guarda-redes o apanhou sem esforço.

Com a vitória de hoje o Belenenses alcança a sexta posição na prova, ultrapassando Marítimo e Sporting de Braga, quando ainda está por clarificar se perde ou não "na secretaria" seis pontos, por irregular utilização de jogador.

Redação