João Neto sagrou-se, este sábado, campeão europeu de judo na categoria de -81kg. O judoca português derrotou na final o holandês Guillaume Elmont com um ponto de ouro, por castigo do adversário.
O português João Neto sagrou-se, este sábado, campeão europeu de judo, na categoria de -81 kg, no segundo dia dos europeus da modalidade, que estão a decorrer em Lisboa.
O judoca nacional, que já estava apurado para os Jogos Olímpicos, bateu na final o holandês Guillaume Elmont com um ponto de ouro, após ter sido aplicado um castigo ao seu adversário.
Esta foi a terceira medalha obtida por atletas portugueses neste europeu, isto das medalhas de bronze obtidas por Ana Hormigo (48kg) e Pedro Dias (-66 kg), judocas que asseguraram desta forma a sua qualificação para os Jogos de Pequim.
Pior prestação teve a portuguesa Ana Cachola que não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos, ao perder no primeiro combate na categoria de -70 kg.
A judoca do Judo Clube do Algarve precisava de pelo menos uma medalha de bronze para alcançar esse objectivo, que ficou mais difícil quando soube que ficaria no mesmo quadro da vice-campeã europeia e da campeã mudial.
Logo no primeiro embate, diante da vice-campeã europeia, a polaca Pilocik, Cachola foi derrotada por "ippon" (vantagem máxima no judo), acabando depois por falhar a repescagem.
Quem também ficou pelo caminho prematuramente foi a portuguesa Andreia Cavalleri na categoria de -63kg, ao não conseguir passar a fase de repescagem.