desporto

Guimarães empata e deixa segundo lugar à mercê do Sporting

O Vitória de Guimarães empatou, esta sexta-feira, no Estádio da Académica, na abertura da 27ª jornada da Liga de futebol, e deixou o precioso segundo lugar à mercê do Sporting, que defronta domingo a "lanterna vermelha" União de Leiria.

Numa ronda marcada pelo "clássico" entre o tricampeão FC Porto e o fragilizado Benfica, os minhotos falharam a possibilidade de aumentar provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o Sporting e transferir a pressão para o actual terceiro classificado da prova.

Caso se imponha em Leiria, a equipa «leonina», moralizada pelo triunfo por 5-3 sobre o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, pode igualar os vimaranenses, assumindo o segundo lugar por ter vantagem no confronto directo (vitória por 3-0 em Alvalade e derrota por 2-0 em Guimarães).

A Académica somou mais um ponto importante na luta pela manutenção no escalão principal, mantendo-se em alta depois da sensacional vitória por 3-0 conquistada na ronda anterior sobre o Benfica, impondo o mais volumoso desaire aos lisboetas no novo Estádio da Luz.

O Benfica defronta domingo o virtual campeão num momento muito delicado, quatro dias depois da derrota com o Sporting (num jogo que chegou ao intervalo a ganhar por 2-0) e pode ficar praticamente afastado do segundo lugar, o último que dá acesso directo à Liga dos Campeões de 2008/09.

O Vitória de Setúbal, quinto posicionado, tentará segunda-feira capitalizar eventuais deslizes dos rivais lisboetas, no jogo de encerramento da ronda, no terreno do Belenenses, sexto colocado, mas uma vitória do clube do Restelo permite-lhe ultrapassar os sadinos na classificação da Liga.