O Vitória de Guimarães venceu, este sábado, o Sporting de Espinho por 3-1, conquistando pela primeira vez o título nacional de voleibol, destronando os "tigres" bicampeões, na finalíssima de desempate do "play-off", em Espinho.
Apesar de jogar em casa, o bicampeão Sporting de Espinho, que podia alcançar a "dobradinha", foi hoje derrotado pela equipa vimaranense, que se sagrou campeão pela primeira na sua história com os parciais de 25-18, 24-26, 25-21 e 25-22.
A conquista do voleibol do Vitória de Guimarães ocorre numa altura em que a equipa de futebol do clube vimaranense ocupa o 2º lugar da Primeira Liga Portuguesa e a equipa de basquetebol conquistou a final da Taça de Portugal da modalidade.
Num jogo bastante equilibrado, a equipa comandada pelo brasileiro Marco Queiroga voltou a contrariar a "vantagem" de jogar em casa, vencendo hoje o jogo decisivo, depois das formações terem vencido no reduto do adversário nos dois primeiros confrontos. Nos outros dois confrontos, as equipas anfitriãs levaram a melhor.
No final do primeiro "set" registou-se a diferença mais avolumada (7 pontos) entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Espinho, terminando com um resultado de 25-18, em cerca de 27 minutos.
Os "tigres" tentaram redimir-se no segundo parcial, que venceram por 26-24, ao fim de 27 minutos.
Ao fulgor da equipa comandada por Miguel Maia sucedeu-se a eficácia e competência defensiva do Vitória de Guimarães, atestada pela vitória nos dois últimos "sets" (25-21 e 25-22), em 30 e 32 minutos, respectivamente, permitindo ao Vitória de Guimarães a conquista inédita do campeonato português de voleibol.
Os festejos vimaranenses iniciados em Espinho e protagonizados pelos jogadores do Vitória de Guimarães vão prolongar-se na cidade minhota, onde os jogadores vão ser recebidos no pavilhão gimnodesportivo do clube.
O jogador vimaranense Hugo Gaspar, que foi considerado o melhor jogador da final, manifestou a vontade de reforçar o "projecto" minhoto na próxima temporada, de preferência com o treinador Marco Queiroga.
«Quem não gostaria? Nós agora temos um treinador campeão, ou outros já tiveram, agora temos um treinador campeão», sublinho Hugo Gaspar, autor de 19 pontos na partida decisiva do campeonato.
Já o treinador/jogador derrotado, Miguel Maia, reconheceu o mérito da equipa de Guimarães na conquista do título: «Se venceram, foi porque foram melhores e mereceram».
«Eles (Vitória de Guimarães) entraram muito bem no jogo, jogaram muito bem tacticamente, enquanto nós só conseguimos apresentar o nosso jogo a espaços», afirmou Miguel Maia, acrescentando sentir «alguma amargura» ao ter «desperdiçado» a oportunidade de vencer a final no quarto jogo, quando o Sporting de Espinho «teve jogo na mão».