A União de Leiria evitou, este domingo, a descida antecipada de divisão, com uma goleada por 4-1 sobre o Sporting no Estádio Municipal de Leiria, na 27ª jornada da Liga de futebol.
Uma vitória permitia aos «leões» igualar o Vitória de Guimarães no segundo lugar, mas um mau início da equipa de Paulo Bento e a melhor exibição da época dos leirienses tornou o jogo fácil para o último classificado.
Dois golos de Paulo César nos primeiros 20 minutos praticamente decidiram cedo o desfecho do encontro, confirmado nos minutos finais pelo contra-ataque do conjunto de Vítor Oliveira.
A União de Leiria, que não vencia o Sporting desde 2003/2004, só tinha ganho uma vez em casa esta época e detinha o pior ataque da Liga. Mas hoje tirou a «barriga de misérias», vencendo por 4-1 um Sporting que vinha de quatro triunfos seguidos na Liga e de uma reviravolta motivante na quarta-feira frente ao Benfica (5-3) para as meias-finais da Taça de Portugal.
O resultado de hoje vinca as dificuldades dos «leões» ganharem fora de casa (só três vitórias em toda a Liga).
Os leirienses começaram o jogo com um inesperado atrevimento, conseguindo, sobretudo pelas alas, chegar com surpreendente facilidade à área do Sporting.
Os «leões» sentiram muitas dificuldades para travar N'Gal e Sougou que, bem lançados por Harison, apanharam o Sporting desprevenido.
Depois dos ameaços, a União de Leiria marcou mesmo: aos 15 minutos, Sougou fugiu a Grimi na direita, correu para a área e serviu Paulo César para o 1-0.
O segundo golo não demorou e, quatro minutos depois, o meio campo do Sporting deixou Harison sozinho, o brasileiro desmarcou com arte Paulo César que, à saída de Rui Patrício, fez o 2-0.
Um remate de Miguel Veloso, aos 31 minutos, foi a primeira ocasião de perigo dos verde-e-brancos, que mesmo sem jogar bem, podiam ter chegado ao empate antes do intervalo.
Izmailov e Vukcevic tiveram o golo nos pés em duas ocasiões: aos 33 minutos o russo isolou-se mas Fernando conseguiu desviar para canto; aos 45, o montenegrino do Sporting surgiu em velocidade na área, passou por Fernando mas rematou às malhas laterais.
A perder por 2-0 e a precisar da vitória para igualar o Guimarães no segundo lugar, Paulo Bento apostou em Derlei na segunda parte para tentar uma reviravolta como a do 5-3 de quarta-feira frente ao Benfica, para a Taça.
O técnico do Sporting recuou Yannick para as costas dos dois avançados, e colocou Miguel Veloso a lateral esquerdo, no lugar de Grimi, que ficou nos balneários.
O Sporting tornou-se mais ofensivo e problemático para a União de Leiria, mas o volume do jogo não teve sequência em oportunidades e só em remates de longe de Miguel Veloso, aos 51 e 55 minutos, é que voltou a estar perto de marcar.
Cada vez mais recuada para estancar a pressão e com Sougou e N'Gal discretos, a União de Leiria foi permitindo cada vez mais espaços. Aos 68 minutos, Liedson ofereceu a Derlei o golo, mas o brasileiro rematou de primeira ao poste.
O Sporting cresceu ainda mais nos últimos 15 minutos, sobretudo porque numa jogada, a União de Leiria perdeu dois dos seus jogadores mais perigosos: Harison, por lesão, e Sougou, expulso por Carlos Xistra numa falta sobre Pereirinha.
Só que, num lance de contra-ataque, a União de Leiria fez o 3-0, num espectacular toque de calcanhar de N'Gal, concluindo um cruzamento de Cadú.
Num último esforço, o Sporting ainda reduziu para 3-1, por Liedson, mas faltavam poucos minutos. Os suficientes, contudo, para Derlei ser expulso directamente por algo que disse a Carlos Xistra, e também para os leirienses fazerem o 4-1, por Cadú, em mais um lance de contra-ataque.
Em jogo da 27ª jornada da Liga de futebol, disputado no Estádio Municipal de Leiria, sob arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco, com cerca de 4700 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
U. Leiria
U. Leiria: Fernando, Éder Bonfim, Bruno Miguel, Éder Gaúcho, Patrick, Tiago, Cadú (Nélson, 94), Harison (Lukasiewicz, 77), N'Gal, Paulo César (Alhandra, 90) e Sougou.
Suplentes: Rafael Fava, Lukasiewicz, Alhandra, Toñito, Laranjeiro e Nélson
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel (Pereirinha, 59), Tonel, Polga, Grimi (Derlei, 46), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Romagnoli, 77), Vukcevic, Yannick e Liedson.
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Derlei, Tiuí, Pereirinha e Romagnoli
Acção disciplinar: amarelos para Bruno Miguel (60), Éder Gaúcho (69) e Paulo César (81). Vermelhos directos para Sougou (74) e Derlei (89).