O piloto português Álvaro Parente venceu este sábado a primeira corrida do campeonato GP2 de automobilismo, a primeira das 10 provas do calendário de 2008, que decorre até domingo em Barcelona.
Numa prova inserida no programa do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, Parente estreou-se assim da melhor forma na categoria antecâmara do "Grande Circo", ao superar por cerca de meio segundo o brasileiro Bruno Senna, segundo classificado.
O pódio da primeira das duas corridas do Grande Prémio espanhol (a outra disputa-se domingo) ficou completo com o austríaco Andreas Zauber.
O piloto português, campeão da World Series by Renault 3.5 em 2007, que representa agora a equipa Super Nova Racing, saiu do segundo lugar da grelha de partida, atrás do venezuelano Pastor Maldonado, que foi prejudicado por uma série de acidentes que obrigaram à entrada do "safety car" em pista ainda na primeira volta.
Os pilotos aproveitaram então para fazer a paragem obrigatória nas "boxes" e Parente assumiu o comando da corrida, sempre pressionado por Senna, mas acabou por resistir e não cometer nenhum erro, concluindo a prova à frente do sobrinho do malogrado tricampeão do Mundo de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Com este resultado, Parente larga domingo de manhã da oitava posição da grelha de partida para a segunda corrida do Grande Prémio de Espanha, uma vez que a classificação da prova de hoje define o posicionamento da saída, mas com os oito primeiros a terem a sua ordem invertida.
Da "pole position" sairá o japonês Kamui Kobayashi, oitavo na corrida de hoje.