A portuguesa Elisabete Jacinto venceu hoje a segunda etapa do Rali da Tunísia em todo-o-terreno e ascendeu à liderança nos camiões, enquanto o "motard" português Bianchi Prata é terceiro, após conseguir o mesmo lugar na tirada.
Nos automóveis, o melhor na segunda etapa, que ligou Matmata a Nalut, na distância total de 437 quilómetros, 295 dos quais contra o relógio, foi Lino Carapeta, com o 19º lugar, seguido de Madalena Antas, cujo 23º posto a deixa como melhor senhora na primeira prova pontuável para a Taça do Mundo de todo-o-terreno.
Mas a nota de destaque vai para Jacinto (MAN), que gastou 4:22.48 horas a cumprir a "especial" do dia, deixando o belga Tom de Leeuw (MAN), segundo classificado, a 7.54 minutos, e o italiano Stefano Calzi (MAN), terceiro, a 23.44.
Com este resultado, a portuguesa subiu ao primeiro posto da geral, com um acumulado de 4:51.15 horas, menos 6.17 minutos do que De Leeuw e menos 22.11 em relação a Calzi, segundo e terceiro, respectivamente.
Nas motos, Pedro Bianchi Prata (Yamaha) foi terceiro, com 12.34 minutos de atraso para o francês Michel Marchini (Yamaha), primeiro, que deixou o compatriota Olivier Pain (Yamaha), segundo, a 5.46.
Na geral, o português ocupa a mesma posição, mas a 13.27 minutos do líder, Marchini, que tem Pain, segundo, a 6.29 minutos de diferença. O outro português em prova nas duas rodas, Pedro Oliveira (Yamaha), foi o 11º do dia e ocupa o 10º posto da geral, a 40.55 minutos do comandante da classificação.
Lino Carapeta (Bowler) foi o melhor português nos carros, com o 19º lugar, a 44.31 minutos do vencedor da tirada, o francês Christian Lavieille (Proto Dessoude), enquanto Madalena Antas (Nissan) terminou na 23ª posição, a 48.05 do vencedor do dia, sendo a melhor senhora na classificação geral, na qual ocupa o mesmo posto.
Hélder Oliveira foi 31º, Rodrigo Amaral 34º, Adélio Machado 46º e Francisco Pita 51º.
Na geral, Lavieille lidera, à frente dos compatioras Eric Vigouroux (Chevrolet) e Dominique Housieaux (Schlesser), segundo e terceiro classificados, respectivamente, enquanto Carapeta é o melhor português, a 44.31 minutos do líder e na 21ª posição.
O rali da Tunísia prossegue domingo, com a realização da terceira etapa, que ligará Al-Qaryat a Idri, na distância total de 623 quilómetros, 459 dos quais contra o relógio.