Os seis atletas portugueses que tentavam, este domingo, os mínimos olímpicos falharam todos os objectivos. Terminado o prazo de qualificação, deverão ser seleccionados para as Olimpíadas Hélder Ornelas, Paulo Gomes, Ana Dias, Inês Monteiro e Marisa Barros.
Os seis atletas portugueses que, este domingo, tentaram conseguir os mínimos olímpicos nas maratonas de Viena e Hamburgo falharam todos os objectivos, no dia em que terminou o prazo de qualificação para Pequim2008.
Em Hamburgo, Fernanda Ribeiro desistiu, perdendo a hipótese de se apurar para a maratona de Pequim2008, embora ainda possa tentar a qualificação nos 10 mil metros, o que a tornaria recordista portuguesa de presenças olímpicas, com seis.
Ricardo Ribas e Leonor Carneiro foram os que alcançaram melhores tempos, embora tenham ficado aquém das marcas exigidas para as olimpíadas.
Na Maratona de Viena, dominada pelos atletas quenianos que ocuparam as oito primeiras posições, Luís Jesus desistiu e Luís Feiteira ficou no 23º lugar.
O melhor português, e quinto europeu, acabou por ser João Serralheiro, que tinha objectivos bem mais modestos e terminou a prova na 15ª posição.
Terminado o prazo para a obtenção de mínimos para a maratona, deverão ser seleccionados para os Jogos Olímpicos Hélder Ornelas e Paulo Gomes, no sector masculino, e Ana Dias, Inês Monteiro e Marisa Barros, no feminino.
Apesar de ter obtido mínimos, Leonor Carneiro deverá ficar fora da selecção, que só pode ser composta por três atletas, uma vez que tem o pior tempo entre as quatro mulheres.