No Grande Prémio de Espanha em Fórmula 1, a Ferrari conseguiu os dois primeiros lugares. Pela segunda vez consecutiva, os dois pilotos da Ferrari cortam a meta nos dois primeiros lugares, primeiro Kimi Raikkonen seguido de Filipe Massa.
No circuito da Catalunha, Raikkonen, que saiu da "pole", garantiu a terceira vitória da época para a Ferrari e a segunda dobradinha da equipa italiana, com o brasileiro Felipe Massa a finalizar na segunda posição, à frente do britânico Lewis Hamilton (Mclaren-Mercedes), terceiro.
Com este triunfo, o 17º da carreira, o finlandês da Ferrari comanda agora o Mundial com 29 pontos, mais nove que Lewis Hamilton, segundo classificado, e 10 que o polaco Robert Kubica (BMW-Sauber), que hoje não foi além da quarta posição.
Por seu lado, a asturiano Fernando Alonso desiludiu o público da Catalunha quando foi obrigado a abandonar a corrida na 34ª volta, devido a problemas no motor do seu Renault, quando seguia na quinta posição.
A quarta prova do Mundial ficou ainda marcada por um acidente espectacular protagonizado pelo finlandês Heikki Kovalainen, que perdeu o controlo do seu Mclaren-Mercedes e embateu, a 250 quilómetros/hora, no muro de protecção.
O piloto nórdico, que acabou por ser vítima do rebentamento de um pneu do seu carro, demonstrou logo, com o dedo polegar da mão direita, que não tinha sofrido qualquer lesão grave mas foi transportado para um hospital da zona por precaução.