desporto

Trofense sobe pela primeira vez à Liga

O Trofense assegurou pela primeira vez na sua história a subida à Liga, ao empatar a um golo diante do Gondomar. Por seu lado, o Penafiel perdeu em casa diante do Vizela por 0-2 e desceu assim à II Divisão, acompanhando desta forma o Fátima.

O Trofense garantiu, este domingo, a sua primeira presença no escalão máximo do futebol português ao empatar em casa diante do Gondomar a um golo, o que foi suficiente para a subida à Liga.

Numa altura em que já dominava, a equipa da Trofa colocou-se em vantagem na primeira parte, com um golo do avançado Edu Souza, aos 39 minutos, depois de um remate ao poste de Valdomiro.


No segundo tempo, o Gondomar precisou apenas de seis minutos para chegar ao empate através de um remate de Norinho, o que não impediu a festa do actual primeiro classificado da Liga de Honra.


Aos 65 minutos, o avançado Reguila, entrado pouco antes, quase conseguiu marcar, mas o guardião Murta evitou, em cima da linha, aquele que seria o 2-1 para o Trofense.

Na última jornada do campeonato, na deslocação ao reduto do Portimonense, o Trofense necessita apenas de um ponto para se sagrar campeão da Liga de Honra.

Por seu lado, o Rio Ave deu um importante passo para acompanhar o Trofense na subida à Liga, ao bater em casa o Santa Clara por 1-0.

Com este resultado conseguido graças a um golo solitário de Keita, aos 41 minutos, o Rio Ave precisa apenas de um ponto na derradeira jornada do campeonato, na deslocação ao reduto do Feirense, para assegurar o regresso à Liga.

Já o Vizela, que tem menos três pontos que o Rio Ave, sentenciou a descida ao Penafiel, ao bater a equipa penafidelense no seu terreno por 0-2.


A equipa da casa entrou melhor e esteve à beira de marcar no primeiro tempo ao colocar duas bolas no ferro na mesma jogada por Guedes e depois por Pedro Araújo.

Mas acabou por ser o Vizela que chegou ao golo por Rincon, aos 24 minutos, após um contra-ataque em que este jogador ultrapassou três adversários, batendo depois sem dificuldade o guardião Palatsi.

Na segunda parte, o Vizela confirmou a sua vantagem com novo golo de Rincon, aos 79 minutos, após bom cruzamento de Machado.

Fora da luta pela subida de divisão ficaram o Olhanense e o Gil Vicente, que não foi além de um empate a dois golos, muito embora a equipa de Barcelos tenha os mesmos pontos que o Vizela.

A equipa do Olhanense chegou a dispor de uma vantagem de dois golos, mercê de um golo de Paulo Vinicius, aos 29 minutos, e de auto-golo de Pedro Ribeiro.

Contudo, aos 40 minutos, a formação de Barcelos reduziu por Hermes, com Luís Coentrão a colocar o resultado em 2-2 logo na abertura da segunda parte.

No último quarto-de-hora, as duas equipas tentaram em várias ocasiões chgear ao golo que daria os três pontos, mas sem sucesso.