A portuguesa Vanessa Fernandes conquistou, em Lisboa, o quinto título europeu consecutivo de triatlo, batendo assim o recorde do holandês Rob Barel, que conquistou quatro títulos consecutivos entre 1985 a 1988. A atleta dedicou a vitória aos portugueses.
O momento histórico escreve-se em português. É a primeira vez na história da modalidade que um atleta vence cinco campeonatos da Europa de triatlo consecutivos. Aconteceu, este sábado, no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações.
Mesmo assim, Vanessa Fernandes confessou depois aos jornalistas que tinha ficado desiludida pela forma como correu a prova de atletismo.
«Fiquei desiludida com a corrida, puxei um bocado demais, mas foi bom», adiantou.
Vanessa Fernandes diz-se uma rapariga de sorte: «Conquistar cinco campeonatos da Europa com esta idade significa que sou uma miúda cheia de sorte. Nasci onde nasci, com a família que tenho. Isto significa muito».
Candidata a uma presença no pódio dos próximos Jogos Olímpicos, Vanessa Fernandes provou que não tem concorrência em termos europeus, tendo terminado este sábado a prova no tempo oficioso de 2:05.44 horas.
Na segunda posição terminou a italiana Nadia Cortassa, enquanto a terceira foi a norueguesa Lisa Norden.
Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, deixou esta manhã no Pavilhão Atlântico, afirmou que Portugal é um país «feliz» porque tem uma atleta como Vanessa Fernandes.