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Cravinho salienta vantagens da solução OTA

O antigo ministro do Equipamento, João Cravinho, que em 1999 tomou a decisão de construir o aeroporto na região Oeste publicou, esta tarde, na Internet, um documento intitulado «OTA - A melhor solução Nacional».

João Cravinho considera que todos os pontos relevantes para a tomada de decisão sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa são favoráveis à OTA.

O antigo ministro do Equipamento que em 1999 tomou a decisão de construir o aeroporto na região Oeste publicou, esta tarde, na Internet, na página do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra um documento intitulado «OTA - A melhor solução Nacional».

Cravinho começa por lembrar que a escolha da OTA foi desde Julho de 1999 aceite por todos os Governos, três do PS e dois do PSD. Por isso estranha que nos últimos dois anos o país tenha sido sujeito a uma avassaladora campanha de manipulação da opinião pública para forçar o actual Governo a mudar de opinião.

O responsável lembra a este propósito que «aceitar que os interesses se procurem transformar em decisores não seria sequer imaginável noutros países».

Para o antigo ministro um novo aeroporto na Península de Setúbal provocará «uma explosão demográfica sem precedentes». As diferenças com a OTA, uma zona menos habitada, permitiriam uma gestão mais eficaz do problema se fosse escolhida a localização na zona do Oeste.

João Cravinho lembra também que 90 por cento dos passageiros que procuram a Portela encontram-se a norte do Tejo e que os acessos da OTA a Lisboa são mais fáceis e rápidos do que Alcochete.

A OTA permitiria, ao contrário de Alcochete, uma notável aproximação entre o Norte e o Sul, entre o Litoral e o interior, sendo também uma mais-valia para o Porto.

O ex-ministro conclui que «o contributo da OTA para a consolidação do modelo territorial do futuro é insubstituível», sendo também uma mais-valia para o Porto.

João Cravinho aceita que a OTA tem desvantagens quando se pensa no investimento directo, ou seja, no custo do novo aeroporto, mas acrescenta que se pensarmos no investimento necessário para dotar Alcochete de acessibilidades com a mesma qualidade então o novo aeroporto na margem sul acabará por sair mais caro.

O documento hoje publicado na Internet resulta da participação de Cravinho em dois seminários realizados no mês de Dezembro.

O antigo ministro, contactado pela TSF, diz que sobre o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a decisão anunciada pelo governo de construir o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete pretende manter silêncio.

Redação