economia

Ministro das Finanças vai ao Parlamento a 29 de Janeiro

O ministro das Finanças vai ao Parlamento a 29 de Janeiro para prestar esclarecimentos sobre o caso BCP, disse à Lusa fonte oficial do Ministério tutelado por Teixeira dos Santos.

«O ministro de Estado e das Finanças estará na Comissão de Orçamento e Finanças no dia 29 de Janeiro, às 15:00, na qualidade de membro do Governo que exerce a tutela sobre o sistema financeiro no seu todo», esclareceu a mesma fonte.

A ida de Teixeira dos Santos surge depois do PSD ter apresentado um pedido de agendamento potestativo para que o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, fossem ouvidos sobre «a situação do mercado financeiro nacional» e, em especial, sobre a investigação de actos de gestão do BCP.

Constâncio está hoje a ser ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças, prestando esclarecimentos sobre a actuação do Banco de Portugal na investigação a alegadas operações ilícitas, realizadas há anos pelo BCP, e na alegada interferência da entidade reguladora no afastamento dos administradores cessantes do maior banco privado.

Carlos Tavares, presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai ser ouvido na mesma Comissão a 24 de Janeiro, às 18:00.

A audição que estava marcada para 13 de Fevereiro com o ministro das Finanças sobre a Conta Geral do Estado de 2006 continua agendada para a mesma data, segundo fonte do Ministério.

Redação