economia

PSD insatisfeito com explicações de Constâncio

O deputado do PSD, Patinha Antão, afirmou-se insatisfeito com as explicações do governador do Banco de Portugal sobre a sua actuação quanto às alegadas operações ilícitas por parte do BCP com empresas «offshore». Já o CDS defende que deve ser aberta uma comissão parlamentar de inquérito.

Na reunião da comissão parlamentar de Economia e Finanças com Vítor Constâncio, Patinha Antão afirmou que o governador «está mais hoje mais vulnerável» do que antes de dar explicações aos deputados sobre a actuação na investigação a operações ilícitas e a alegada interferência da entidade

reguladora no afastamento dos administradores cessantes.

«Vamos precisar de muito mais explicações», afirmou o deputado, sem dizer que outro tipo de explicações ou iniciativas pode vir a tomar.

Patinha Antão considerou, porém, que o governador agiu, no caso do BCP, «com irrazoabilidade», «com confortável lentidão» quanto a «evidentes indícios de situações de infracções graves» relativas a operações em «offshores».

Também o deputado do CDS-PP, Diogo Feio, considerou que as «dúvidas persistem», sublinhando que «agora, mais do que nunca» deve ser aberta uma comissão parlamentar de inquérito.

Redação