O ministro da Agricultura assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que serão pagos, em breve, os cerca de 130 milhões de euros ainda em falta de ajudas aos agricultores. Jaime Silva disse que tal só aconteceu devido a um atraso da Comissão Europeia.
O ministro da Agricultura admitiu, esta segunda-feira, que o Governo ainda não pagou cerca de 130 milhões de euros de ajudas aos agricultores.
Esta manhã, em Bruxelas, Jaime Silva garantiu, no entanto, que o atraso é da responsabilidade da Comissão Europeia, que demorou muito tempo a aprovar o Programa de Desenvolvimento Rural de ajudas comunitárias.
O governante adiantou ainda que estes atrasos são uma excepção, sublinhando que «o Governo pagou, até 31 de Dezembro, 312 milhões de euros de ajudas, que poderiam ser pagas até 30 de Junho, pelo que houve uma antecipação».
«No fim de Janeiro e início de Fevereiro, vamos pagar as ajudas do sector leiteiro, ficando apenas por pagar as indemnizações compensatórias e algumas agro-ambientais, que corresponderão a cerca de 30 milhões de euros», acrescentou.