economia

Governo deve rever meta para 2008

O défice das contas públicas baixou 27 por cento em 2007, ficando melhor do que o esperado pelo Governo. Um cenário que deve permitir que o Executivo reveja a meta do défice para 2008. Ainda assim, o ministro das Finanças destca a importância de prosseguir o esforço de consolidação orçamental.

Os números sobre as contas públicas foram avançados, esta segunda-feira, em conferência de imprensa conjunta pelos ministros das Finanças e do Trabalho, num ano em que o défice do subsector totalizou 5.236 milhões de euros.

Teixeira dos Santos voltou a afirmar que o défice orçamental em contabilidade nacional vai ficar abaixo dos três por cento, escusando-se a dizer o valor final.

Com uma evolução melhor do que o esperado das contas públicas portuguesas, o Executivo admite rever os objectivos orçamentais para 2008, mas remete uma decisão quantificada para mais tarde, depois de conhecidas as contas públicas em contabilidade nacional.

«Devemos ajustar o valor do défice de 2008, de forma a prosseguir o esforço de consolidação orçamental», afirmou Teixeira dos Santos referindo-se à revisão dos objectivos do défice para 2008.

A previsão do Governo aponta para um défice de 2,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2008, valor este que pode agora vir a ser revisto em baixa.

O governante sublinhou que o objectivo do Governo é que a «orientação orçamental permaneça», lembrando a importância de um país manter as contas públicas em ordem para contribuir para a solidez financeira do país, por forma a ajudar os empresários e famílias.

Redação