O governador do Banco de Portugal diz que, caso se confirme a recessão económica nos EUA, deverá haver uma revisão em baixa das previsões económicas para Portugal. Vítor Constâncio sublinha, no entanto, que o abrandamento da maior economia do mundo terá uma expressão menor na Europa.
Vítor Constâncio considerou, esta terça-feira, que é necessário acompanhar de perto a crise nos mercados financeiros, uma vez que ela mostra que os investidores estão a rever as expectativas sobre o crescimento económico futuro.
Em declarações aos jornalistas, o governador do Banco de Portugal sublinhou que, a confirmar-se a recessão nos EUA, poderá também ele ter de rever em baixa as previsões para Portugal, apesar de a Europa estar a ser menos afectada.
«Os riscos de uma desaceleração do crescimento são maiores nos EUA, isso terá influência na Europa, mas com muito menos expressão», afirmou.
«Caso se confirmarem as expectativas, neste momento, de uma possível recessão nos EUA, isso terá consequências na Europa, incluindo Portugal, o que poderá conduzir uma ligeira revisão em baixa das recentes previsões económicas», alertou.