As taxas de juro de mercado (Euribor) subiram hoje pela primeira vez em 25 sessões, um sinal de que os mercados estão a duvidar da possibilidade de cortes de taxas por parte do Banco Central Europeu (BCE) e no dia em que as bolsas regressaram aos ganhos após várias sessões de quedas.
As Euribor a três e a seis meses subiram 0,014 pontos percentuais, para 4,302 e 4,307 por cento, respectivamente.
A Euribor a 12 meses subiu 0,016 pontos percentuais para 4,303 por cento.
Esta foi a primeira vez desde 17 de Dezembro que as taxas de juro de mercado aumentaram, o que faz com que tenha sido a primeira subida em 25 sessões consecutivas.
Depois da Reserva Federal norte-americana ter cortado de surpresa, em 0,75 pontos percentuais, a taxa de juro de referência, com receios da recessão, e após fortes quedas bolsistas, o Banco Central Europeu (BCE) veio dar a entender que não tenciona seguir a Fed.
Os receios de pressões inflacionistas, numa altura em que a Alemanha está em plena negociação de aumentos salariais, que se receiam possam gerar efeitos de segunda ordem, têm estado a preocupar o BCE.
Hoje, com o regresso às subidas das bolsas europeias, o mercado monetário voltou aos ganhos, no dia em que se soube que a confiança dos empresários alemães aumentou inesperadamente em Janeiro.