economia

Euribor sobe pela 1ª vez em 25 meses

As taxas de juro de mercado (Euribor) subiram hoje pela primeira vez em 25 sessões, um sinal de que os mercados estão a duvidar da possibilidade de cortes de taxas por parte do Banco Central Europeu (BCE) e no dia em que as bolsas regressaram aos ganhos após várias sessões de quedas.

As Euribor a três e a seis meses subiram 0,014 pontos percentuais, para 4,302 e 4,307 por cento, respectivamente.

A Euribor a 12 meses subiu 0,016 pontos percentuais para 4,303 por cento.

Esta foi a primeira vez desde 17 de Dezembro que as taxas de juro de mercado aumentaram, o que faz com que tenha sido a primeira subida em 25 sessões consecutivas.

Depois da Reserva Federal norte-americana ter cortado de surpresa, em 0,75 pontos percentuais, a taxa de juro de referência, com receios da recessão, e após fortes quedas bolsistas, o Banco Central Europeu (BCE) veio dar a entender que não tenciona seguir a Fed.

Os receios de pressões inflacionistas, numa altura em que a Alemanha está em plena negociação de aumentos salariais, que se receiam possam gerar efeitos de segunda ordem, têm estado a preocupar o BCE.

Hoje, com o regresso às subidas das bolsas europeias, o mercado monetário voltou aos ganhos, no dia em que se soube que a confiança dos empresários alemães aumentou inesperadamente em Janeiro.

Redação